domingo, 29 de janeiro de 2017

O uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem - Sala Deba...

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A inserção das novas tecnologias na sala de aula se dar através da necessidade de ir além do comum. Tendo meios que nos possibilitem a isso, podemos ter acesso à um mundo de conhecimentos e possibilidades. A internet é um desses meios, como citado no vídeo, através de canais assim podemos buscar formações, técnicas de ensino, usar como ferramentas para tanto criar como para aprender. Um dos desafios que como educadores enfrentamos é a dispersão em meio a tecnologia, e por isso devemos ser mediadores e trazer para dentro da sala de aula uma nova perspectiva a de que a tecnologia não serve apenas para diversão, mas sim como ferramenta de estudo. A tecnologia avança de maneira muito rápida e contínua por isso devemos acompanhá-la e tirar dela o seu melhor. Devemos estar abertos a esse mundo de possibilidades e explorar os meios mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Verdade que se almeja e muito que a maioria de nossas escolas fossem totalmente informatizadas, porém nos esbarramos em questões que vão além,como;Manter todas essas maquinas e sistemas . Infeliz realidade! Pois em algumas escolas nas quais tive acesso,os computadores encontravam-se parados por falta de manutenção. Precisamos sim pensar em políticas que venham englobar e amenizar essa problemática, no entanto, deve se pensar em formas de utilizar as ferramentas que possuímos, a nosso favor. A questão dos smartphones é bem sugestível,se aliada a estratégias que levem os alunos a se conscientizarem que eles tem o poder de ultrapassar todas e quaisquer barreiras do mundo virtual e digital, e que este, não se resume apenas as redes sociais ou a jogos de games. É função da escola, e de nossos educadores, estimular esse aluno ao ponto de o mesmo discernir que ele pode e deve ultrapassar as fronteiras em busca do conhecimento e informação!!

    ResponderExcluir
  5. A questão dos smartphones já estarem inseridos no cotidiano da escola precisa ser melhor explorada mesmo, tendo em vista que, a realidade das escolas públicas no Brasil dificulta o uso de todos os recursos tecnológicos que já estão disponíveis no mercado, e por diversos outros motivos não são disponibilizados pelo governo. É um ponto a favor da execução das políticas públicas utilizar os meios que já estão circulando na escola, e com isso, aproximar o aluno tanto da tecnologia quanto do conteúdo a ser ensinado pelo professor. Outro ponto da entrevista que achei super interessante foi a questão da formação inicial e continuada. É um assunto que vivenciamos ainda na universidade e que fará total diferença no desempenho que teremos quando estivermos atuando em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. No debate vemos que há diversos tipos de tecnologias que estão inclusas no cotidiano da maioria das pessoas, porém mesmo que estejam presentes nas salas de aulas através de smartphones e tablets dos alunos, não estão sendo inseridos nas maiorias das escolas como práticas de ensino, e as escolas que possuem esses recursos, há uma falta de formação para os professores saberem como se utilizar desses métodos, e de como instruir os alunos para o uso das tecnologias para fins de adquirir informações pertinentes ao âmbito escolar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Em um dos momentos do programa exibiu-se uma reportagem com universitários, em que os mesmos se mostraram entusiasmados com o uso da tecnologia em sala de aula, mas revelaram a dificuldade do professor em utilizá-la como meio de transmitir conhecimento. Então, percebemos que até mesmo no ambiente acadêmico a tecnologia se mostra imprescindível quando se trata de tornar o ensino mais atraente e eficaz para o aluno. Além disso, a conversa no canal futura revela importância de boas práticas, de professores inspiradores, de docentes que se dedicam e fazem da tecnologia instrumento de ensino, através de atividades lúdicas como, por exemplo, a utilização de jogos tecnológicos no ensino. Esses professores provocam o interesse dos demais colegas de profissão, não no sentido de copiar ideias, mas em inspira-los a produzir suas estratégias de ensino utilizando a ferramenta tecnológica.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia querendo ou não está presente no dia a dia dos alunos bem como dos professores. E o Governo tem por meio de projetos tentado levar essa tecnologia para dentro das escolas, mas apesar de todo o seu esforço em difundir o uso da tecnologia em sala de aula ainda há um longo caminho para se trilhar, e muito que aprender, pois como é comentado do vídeo o uso de celulares em sala de aula é proibido, já outros defendem o seu uso, cada professor trata isso de forma peculiar, o grande desafio é tornar a tecnologia uma auxiliadora na hora do ensino e não uma inimiga e nesse sentido a escola desempenha um papel importante. A tecnologia no ensino e aprendizagem ainda não é uma realidade na maioria das escolas, mas espera-se que com o tempo isso mude e a tecnologia seja um instrumento importante em sala de aula que torne os seus usuários mais criativos.

    ResponderExcluir
  11. A tecnologia é um fator presente em sala de aula. Mesmo que apenas 6% das escolas tenham computadores em sala de aula, os smartphone têm presença marcante. Na realidade, o uso de aparelho celular em sala de aula é proibido. Porém os professores poderiam se utilizar desse recurso para fins pedagógicos. Mas, essa utilização precisa ser feita com muito controle para que os alunos utilizem o celular para o ensino-aprendizagem e não para divertimento. Conclui-se que a tecnologia, em grande parte do país, já está na sala de aula, mas os estudos de como aproveitá-la plenamente são escassos.

    ResponderExcluir